Comunicação de excelência, talvez seja o maior elo que pode haver entre o dentista e seu paciente. Dentro do consultório odontológico existe uma rede relacional que liga o paciente, o protético e a equipe e devido a sua importância deve existir harmonia Faz-se importante planejar e esquematizar, métodos objetivos e assertivos que orientem a equipe (incluindo o CD) a proceder o atendimento.
No momento em que sei que precisarei me comunicar com o paciente é importante ter em mente o que quero transparecer, não apenas com as palavras, mas também gestos, tom de voz e emoção. Apesar de ser um assunto complexo, podemos seguir passos básicos e a partir deles personalizar de acordo com o objetivo da clínica.
Pontos importantes para aperfeiçoar na comunicação com o paciente
- Cortesia( Receptibilidade)
O paciente deve se sentir esperado na clínica, um convidado, por isso, as ações ao redor da sua presença precisam ser coordenadas. Hoje em dia o paciente sabe o que esperar de um bom atendimento. A equipe precisa ter um treinamento mesmo que simples para lidar com o convidado e o Dentista precisa saber olhar no olho, ouvir, ainda que a demanda possa parecer simples, esta precisa ser comentada e discutida com clareza a fim de entender de fato “Por que o paciente te procurou?” ,”Como foram as experiências passadas?” .E este método deve seguir com todos os pacientes, permanentemente, funcionando como um selo de qualidade e marca do consultório.
A maneira com que o CD chama o paciente, como explica o que será feito no dia, o resultado, valores e o cafézinho, todos esses detalhes serão balanceados pelo paciente se ele precisar voltar.
- Pontos de contato com o paciente
Como já mencionado anteriormente dentro do consultório temos uma rede de comunicação e todas se relacionam com indireta ou diretamente com o paciente,e analisando a jornada do seu paciente seja por uma tarde ou anos, devemos saber qual o grau de contato que o paciente terá com a rede. E distribuir funções, diminuindo possíveis lacunas que possam parecer e melhorando a experiência do cliente.
- Emoção gerada
É de extrema importância que o CD saiba que tipo de emoção ele quer gerar no paciente, pois se não for algo intencional, pode ser que não seja positivo e isso vai desapontar o paciente. Ficar atento às palavras com que explicamos um pós operatório, por exemplo, devemos passar tranquilidade e segurança. É interessante deixar um telefone a disposição e orientações por escrito.
O profissional que possui uma boa compreensão acerca do que é comunicação e busca aperfeiçoa-lá, gera no seu trabalho união e segurança nos pacientes, pois se em algum momento houver conflitos,pequenos desentendimento este profissional conseguirá geri-los sem problemas maiores, além disso seu marketing fica mais estável dentro do mercado pois os pacientes irão repassar a emoção que sentiram.
Victoria Rocha Dias