Com o crescimento da Era digital e das mídias sociais a Odontologia passou a ter nos últimos anos um novo aliado de marketing ou uma nova ferramenta de divulgação de trabalho que vem sendo utilizada pela maioria dos profissionais dentistas, especialmente os especialistas em Estética e Harmonização Facial.
No mundo contemporâneo, a estética facial ganhou destaque como um indicador de valor social. Hoje, o sorriso é um fator importante na estética da face, por isso a odontologia estética ao devolver a saúde e a harmonia do sorriso contribui com a valorização da autoestima e satisfaz a relação do sorriso aos padrões de beleza visuais usados em publicidades, fotos e
vídeos amplamente evidentes em mídias e redes sociais.
As mídias são qualquer meio ou instrumento de comunicação social, são ferramentas que facilitam o contato entre as pessoas. Portanto estabelecem relações interpessoais, as mídias sociais digitais oferecem uma plataforma interativa entre profissional e paciente e o profissional com seu público seguidor. Essa comunicação é que pode se tornar uma grande
arma se usada inadequadamente, com recursos falsos ou publicações de conteúdo (imagens) infiéis a realidade, podem gerar distorções de informações e malefícios tanto ao público atingido quanto ao profissional. É, portanto, um grande desafio estabelecer regras para garantir regulamentação e confiabilidade dessas informações nas redes.
No caso específico de marketing digital na Odontologia, os dentistas devem seguir critérios que estão ressaltados na Resolução do CFO, apoiadas no Código do Consumidor Proteção e no Código de Ética em vigor. Por serem prestadores de serviços, os cirurgiões-dentistas devem ter cautela e sigilo profissional com publicações de fotos, e casos clínicos de tratamentos reabilitadores devem ter autorização prévia do paciente sendo solicitada e assinada em via de contrato com o paciente.
Ferramenta poderosa ao alcance de todos até mesmo com o próprio celular, imagens e vídeos ( reels) ,clicks e curtidas nos stories e os famosos Tik-tok fazem alavancar a propaganda pessoal e profissional do dentista , e tudo isso a um baixo custo e rapidez, exigindo apenas alta criatividade, confiabilidade nas informações e responsabilidade, podemos ter nas nossas
mãos o primeiro passo para o sucesso na captação de novos pacientes e em novas vendas de tratamentos odontológicos.
Assim sendo as ferramentas de mídias e redes sociais podem ser úteis quando utilizadas com prudência, e sua principal limitação é a veracidade das informações sempre lembrando que o dentista é um provedor de saúde bucal e que o sorriso tem valor emocional e social considerando assim os cuidados ao expor o seu paciente.
AMANDA C. HENRIQUES ARENA
CROSP:95.577