“O Empreendedorismo na Odontologia não é mais futuro, é o HOJE. Em um mercado em constante evolução e com informações a um clique, estar conectado às mudanças e anseios de nossos pacientes por soluções inovadoras é mais do que um diferencial, é atualmente um pré-requisito para o sucesso profissional.
A Odontologia brasileira, em formação acadêmica e produção científica, é destaque mundial de longa data. Prova disso é que segundo o ranking mais recente do Center for World University Rankings, três das dez melhores Universidades em “DENTISTRY, ORAL SURGERY & MEDICINE” são brasileiras. Porém, esse bom desempenho de nossas instituições de ensino não são garantia de bons resultados na prática odontológica, já que muitos profissionais se formam com habilidades técnicas de excelência, mas têm pouco ou até nenhuma capacitação em como administrar seu próprio negócio, como vender seu plano de tratamento e, não menos importante, como empreender (D’assunção, Almeida & Kalenderian, 2015; Nazir et al., 2018).
Além de grades curriculares atualizadas e atividades extracurriculares de fomento ao empreendedorismo dentro do curso em Odontologia, para que o cirurgião-dentista possa estar melhor preparado para atuação, é necessário investimento em formação que o permita desenvolver habilidades de gestão (seja de tempo ou administrativa), interpessoais e criativas. Assim, com o olhar empreendedor, o cirurgião-dentista pode identificar oportunidades em locais e situações em que normalmente as dificuldades são o destaque, desenvolvendo soluções que elevem a percepção do paciente sobre os serviços oferecidos e, paralelamente, também aumentem seu retorno financeiro e qualidade de vida.
A exemplo, se um dos problemas na clínica ou consultório odontológico é a falta de pacientes às consultas agendadas, o olhar atento do dentista empreendedor identifica as causas dessa problemática: falhas na comunicação? Falta de meio assertivo de lembrete? Treinamento de funcionários insuficiente? Perfil dos atuais pacientes? e assim por diante. Desse modo, com a identificação das raízes desse obstáculo, a criatividade e perseverança do perfil empreendedor são acionadas para que soluções eficientes tanto para o bem-estar do paciente quanto do próprio negócio sejam alcançadas. Para isso, vale ressaltar, é necessário que o profissional esteja atualizado com as inovações do mercado odontológico, seja com materiais de melhor desempenho clínico ou ferramentas digitais.
Por fim, é importante destacar que o perfil profissional do dentista isolado em seu mocho, trabalhando mais de 40 horas semanais e sem interações com as novidades do mercado, precisa ser revisto. A capacidade de atuação multiprofissional, com diferentes especialidades e áreas da saúde, mostra-se como um diferencial, em que o trabalho em equipe e habilidades de liderança propiciam um ambiente favorável ao desenvolvimento de soluções empreendedoras.”
D’assunção, C. L. F., Almeida, C. A., Kalenderian, E. (2015). Knowledge of leadership and management: pilot study of students perceptions of a dentistry course at a university in Brazil. Revista da ABENO,15(2), 28-37.
Nazir, M. A., et al. (2018). A cross-sectional study of dentists about the need for a practice management course in undergraduate dental program. European Journal Dentistry,12,508-15)
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Dra Camila Caetano Zanchi